Fala pessoal! Tudo bem? Bruno Nascimento novamente, do canal Fale com o Contador. Dessa vez a gente vai comentar sobre Controles Financeiros.
Brevemente eu vou falar um pouco da minha história. Eu trabalhei durante 5 anos na KPMG, em Auditoria, então eu pude analisar e verificar diversos controles financeiros de empresas bem grandes e consegui identificar realmente como é feito exatamente e corretamente um Controle Financeiro durante esses 5 anos de experiência que eu tive.
Quando eu voltei para o escritório de contabilidade tradicional da família, eu meio que senti um baque quando vi alguns clientes que tínhamos que o controle financeiro quase não era realizado ou realizado de forma incorreta.
Então assim como primeira dica que eu dou para você conseguir fazer um controle financeiro é:
O SEBRAE hoje é um dos principais especialistas que ajudam os empresários a conseguir fazer o controle financeiro. Aí você me pergunta: “Bruno, mas qual sistema que eu posso utilizar?” O melhor sistema que você pode utilizar é o sistema que mais se adéqua às suas necessidades, pode ser o Excel, pode ser um ERP interno que você paga uma mensalidade, pode ser um Conta Azul da vida, pode ser um Nibo, são ótimos sistemas que você pode iniciar.
A dica que eu sempre dou para todo empresário é o seguinte: o segredo do controle financeiro é você todo dia alimentar ele. Por quê? Porque você não deixa acumular, então todo dia você entra no sistema, alimenta suas notas fiscais, alimenta suas contas a pagar, contas a receber, seu controle de estoque e com isso você consegue manter sua empresa certinha durante todo mês. Então a principal dica que eu dou é isso:
Perca de 20 a 30 minutos do seu dia, que você vai conseguir deixar no final do mês sua empresa redonda.
Um outro ponto importante para empresas que possuem controle financeiro — isso eu vejo que é muito claro para os meus clientes — que a pessoa ou empresa que tem controle financeiro, ele é muito diferenciado, porque ele sabe exatamente tudo o que entra e tudo o que sai nas suas empresas. As decisões dele são tomadas com base em fatos, com base em números. Um empresário que não faz o controle, não sabe quanto ele tem em caixa e não sabe quanto ele pode gastar. Algumas vezes ele faz um estoque desnecessário e não tem dinheiro para isso.
[elementor-template id=”3082″]
Uma informação interessante do IBGE é que de cada 10 empresas, 6 empresas falem em até 5 anos. Uma das principais razões disso é Fluxo de Caixa. Então o empresário não tendo o controle financeiro da empresa, começa a solicitar empréstimo no banco, começa a pagar juros. Então o fluxo de caixa hoje é um dos principais motivos da mortalidade das empresas, então fica muito atento em relação a isso.
O que a gente pode analisar sobre o controle financeiro no reflexo da contabilidade? Muito provavelmente as empresas que o empresário não informa ao seu contador aquele Excel ou ERP, ele não passa para o seu contador aquele controle financeiro no final do mês, muito provavelmente seu contador deve estar contabilizando sua empresa via caixa, pela conta caixa. Então ele recebe as suas notas fiscais todo mês, recebe os pagamentos todo mês, mas não está identificando qual banco, então retira da conta caixa para contabilizar a sua empresa.
E qual é o perigo disso hoje? A partir de janeiro de 2018 (eu vou deixar um link sobre a DME, que é que uma nova obrigação que surgiu) as empresas que movimentem acima de 30 mil reais em dinheiro, ela tem que realizar a DME. Se não for feita, pode sofrer penalidades. Então o controle financeiro implica diretamente nisso, por quê? Porque se o seu contador está realizando as contabilizações via caixa, o Fisco no final do ano pode entender que a sua empresa só movimenta em dinheiro e não em transferências bancárias, em pagamento via banco.
Então isso é um ponto muito importante que você tem que conversar com seu contador e conseguir alinhar com ele um controle financeiro que você explique exatamente: data, descrição e valor de todas as movimentações e ele assim conseguir realizar as contabilizações corretas.
Então assim, a dica é: faça um controle financeiro diariamente, que você vai conseguir deixar sua empresa redondinha. Eu vou deixar o link de alguns sistemas que eu indico para os meus clientes, são sistemas ótimos! Mas assim, o mais importante é comece a fazer, nem que seja em Excel, é muito bom e é uma das melhores ferramentas que existe para se fazer esse controle financeiro.
Gostou do vídeo? Curte, compartilha com os amigos, se inscreva no canal, que estamos à disposição! Abraço.