planejamento financeiro nada mais é do que você se organizar, analisando quais são suas despesas e receitas e como fazer para que o balanço entre elas seja positivo.

Se você gasta mais do que recebe, você deverá fazer um corte de gastos, excluindo do seu orçamento o que é supérfluo ou não tem necessidade do momento.

Caso você já tenha uma organização com relação a isso, o planejamento financeiro pode te ajudar a pensar no futuro, como por exemplo, usar o dinheiro que sobra no mês e fazer um investimento ou outra coisa que irá o seu dinheiro multiplicar.

O planejamento sempre estará ao seu favor, mas para isso, você deve saber utiliza-lo corretamente. Por isso, vamos te mostrar como utiliza-lo a seu favor.

planejamento financeiro te ajuda a se preparar para o futuro

Por mais que queremos, nós não conseguimos prever o futuro. Não sabemos o que será do amanha. Por isso, devemos estar preparados desde já, para conseguir lidar com uma possível instabilidade.

Fazendo um planejamento financeiro, você analisa o que pode ser feito com a renda que você tem. Primeiramente você tira todos os seus gastos. Com o dinheiro que sobra você pode pensar em uma forma de investi-lo.

Escolha investimentos estratégicos que possuam altas taxas de retorno, que sejam maiores do que os efeitos da inflação.

BPO Financeiro Comércio

Se o seu dinheiro está rendendo menos que a inflação, isso significa que seu dinheiro esta se desvalorizando cada dia mais.

Existem muitos investimentos em renda fixa e é ai que o planejamento age, de forma que você consegue encontrar aquele que melhor irá lhe atender.

Você deve ficar atento para aqueles investimentos que possuam riscos, pois pode acabar perdendo grande parte do seu dinheiro.

planejamento financeiro te ajuda a evitar endividamento desnecessário

planejamento financeiro fará com que você tenha controle sobre os seus gastos, ou seja, faz com que você não compre coisas que não são necessárias e assim, não fique endividada.

Fazer compras a vista é a melhor opção para quem quer ter controle sobre os seus gastos. Muitas vezes as pessoas pensam em parcelar para que não pese no orçamento, mas quando junta várias parcelas de várias compras, pode acabar causando problemas.

Se você possui o dinheiro para quitar a vista e aquilo é fundamental para você, tudo bem. Porém, se você não tem, será necessário pensar se você pode adiar a compra.

Caso você não possa, o planejamento dessa dívida em seu orçamento ao longo dos meses deverá ser feito.

A grande vantagem de realizar compras à vista é que você tem maior poder de negociação do valor, uma vez que pode pedir descontos, que fará com que pague bem menos pelo produto.

planejamento financeiro te ajuda a manter suas contas em dia

Ao se planejar, você aprende a se organizar de forma que consiga quitar todas suas contas no dia certo. Uma conta atrasada gera multas e juros, aumentando ainda mais o valor que deverá pagar.

Além disso, você considera um cenário financeiro é com mais incertezas, o que faz com que você deixe uma “folga” que possa contar quando precise.

Assim, caso aconteça um imprevisto ou atraso no recebimento da sua renda, você terá uma reserva para quitar suas contas sem atraso.

Quer saber mais sobre:

  • Finanças pessoais
  • Gestão financeira
  • Poupar dinheiro
  • Receitas e despesas
  • Controle financeiro
  • Modelos de planilha
  • Passo a Passo para alcançar seus objetivos

Acesse nosso canal no youtube: https://bit.ly/2Jd7Ndf

Equilibrar suas despesas e ter um planejamento financeiro só trata benefícios para a sua vida. Por isso, não perca tempo e faça logo o seu. Quer saber mais sobre o assunto? Leia também o artigo Inove sempre.