Saiba hoje quais são os 5 principais motivos de falências das empresas, todos os anos dentro do Brasil são criadas cerca de 1,2 milhões de novos empreendimentos, sendo que 99% delas tem um caráter de micro ou pequena empresa. No entanto muitas delas não sobrevivem ao primeiro ano, e entram para o hall de falências das empresas.
Segundo os especialistas são dezenas de motivos que podem fazer com que uma empresa decrete falência, sendo que os principais são a falta de planejamento e de capital de giro.
Assim lidar com o fechamento pode ser bastante delicado para qualquer empresário, já que os sentimentos de tristeza, frustação e arrependimento se misturem e formam uma sensação de desgosto que faz com que ele desista de ter seu próprio negócio.
Por isso se você está começando agora no mundo dos negócios e quer descobrir quais são os principais motivos que levam as falências das empresas, no post de hoje nós separamos 5.
Segundo a última pesquisa feita pelo Sebrae-SP sobre a mortalidade dos negócios, 27% das empresas paulistas fecham as portas com menos de um ano de atividade no setor, sendo que somente 42% delas sobrevivem após 5 anos dentro do mercado.
Dentre os motivos mais banais e comuns as porcentagens ficam em torno de:
Para os especialistas do Sebrae, os principais aspectos das falências das empresas estão sempre ligados a pessoa que está o empreendendo, o dono do negócio.
Isso porque essas questões são inerentes ao entendimento das sutilizas de um negócio e podem significar a total diferença entre o prejuízo e o lucro. É sempre preciso que haja uma auto avaliação e um entendimento dos defeitos e virtudes.
Outro motivo principal dentro das falências das empresas é por conta de um empresário que se arrisca abrindo um negócio no qual ele não tem conhecimento nenhum no mercado, e não entende quais são os concorrentes, os custos e os investimentos.
Isso porque os planejamentos adequados de uma empresa podem apresentar todas as deficiências do negócio, como a falta de conhecimento e o número de clientes e hábitos, bem como fornecedores e concorrência.
Novamente, segundo dados da pesquisa, grande parte das empresas fecham as suas portas por conta de ampliação de investimento na capacitação de seus sócios ou mão de obra, e atualizações na tecnologia do setor e inovação dos processos.
Assim todos os empreendedores precisam entender que melhorar os aspectos financeiros e comerciais do negócio é preciso, bem como os processos operacionais para que a empresa possa prosperar.
Um assunto bem delicado, a relação com os sócios e outros parceiros pode ser um grande causador de problemas de ume empresa, levando a mesma até o fracasso.
Aqui a solução recai novamente sobre o planejamento do negócio, que deve ser bem detalhado até na atuação de cada parte, na divisão de tarefas e na integração do capital.
Pensando de uma forma mais fechada no planejamento, o controle financeiro recai como um dos principais motivos para as falências das empresas, isso porque o empreendedor muitas vezes se esquece de detalhes que precisam ser resolvidos e começa uma bola de neve.
Por isso é sempre preciso poupar e saber como guardar, sem fazer retiradas em falso e ter inteligência nos investimentos. Uma boa solução aqui é usar um software de controle financeiro, que pode ajudar a otimizar os processos.
Se você tem um comércio e ainda contrata um funcionário apenas para agendar pagamento no seu banco, controlar o financeiro da sua empresa e diversas outras atividades apenas para completar o dia dele.
Esses são os 5 motivos principais das falências das empresas. Se gostou desse conteúdo fique atento para descobrir a importância dos softwares de gestão financeira e saiba como aperfeiçoar sua empresa
[/read]